top of page


O que é um clínico geral?
Clínica Médica é a mãe de todas as especialidades!
Ter um Clínico Geral é importantíssimo para gerenciar sua saúde como um todo! Engloba o básico de todas as especialidades clínicas.
Nem todo mundo sabe, mas antes de entrarmos na residência de cardiologia, passamos por 2 anos na residência de clínica geral.
E sempre que explicamos a nossa formação sempre vem a pergunta: mas todo médico não é um clínico geral? A resposta é não!
Na graduação, durante a faculdade, nós saímos com uma noção geral e bastante superficial de todas as áreas da medicina como pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, infectologia, dermatologia entre outras.
Mas assim como passamos por essas áreas e não saímos especialistas, o mesmo ocorre na clínica médica geral.
Os dois anos de residência são fundamentais para aprendermos a lidar com as mais diversas comorbidades como diabetes, doenças renais, hematológicas, reumatológicas, tireoidianas, entre outras, de uma maneira muito mais aprofundada do que vemos na faculdade.
Não tenho dúvidas que essa experiência como clínico geral é a base e é essencial para se tornar cardiologista e ter um olhar muito mais abrangente em relação à saúde de nossos pacientes.
Minha Abordgem
bottom of page